fbpx
Programa de »Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade
//Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade

Estrutura Curricular

LINHAS DE PESQUISA

Linha de Pesquisa 1 – Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade

Esta linha de pesquisa analisa o desenvolvimento regional catarinense na perspectiva do desenvolvimento organizacional sustentável. Na perspectiva organizacional, preocupa-se com os diferentes modelos organizacionais que contemplem as questões de desenvolvimento sustentável, envolvendo os setores públicos, privados e terceiro setor. Compreende estudos sobre desempenho e dinâmica organizacional, responsabilidade socioambiental, inovação, gestão de negócios e cadeias produtivas. À luz do enfoque interdisciplinar, a dinâmica organizacional sustentável se constitui em alternativa de viabilização de grupos com fins e objetivos comuns, para superar ou transformar a participação individual em estruturas coletivas formais. Considerando a crescente mudança de práticas e capacidades organizacionais sustentáveis, a construção de alternativas que fortaleçam esta dinâmica organizacional promove o desenvolvimento regional, estadual e nacional. Assim, esta linha de pesquisa focaliza no papel e na influência dos modelos organizacionais sustentáveis no desenvolvimento sócio-político-econômico-cultural regional catarinense. Fatores como estrutura, organização, ambiente e mercado, desempenho e representatividade em instituições, direcionam estudos e pesquisas visando estimular os processos produtivos na região do Alto Vale do Rio do Peixe. A questão organizacional sustentável, envolvendo os diferentes modelos institucionais será o foco predominante de estudos para consolidar o conhecimento que promovam o processo de desenvolvimento no contexto regional de Santa Catarina. A abordagem dos temas teóricos se concentra nos estudos conceituais necessários à compreensão dos problemas sócio familiares e ocupacionais, ambientais, crescimento, produtividade e competitividade que as organizações enfrentam no desenvolvimento local, regional ou nacional.

Linha de Pesquisa 2 – Qualidade de Vida e Desenvolvimento

Esta linha de pesquisa visa analisar a relação existente entre os aspectos essenciais à sociedade e como eles estão associados ao seu desenvolvimento, especialmente a saúde e educação. De fato, as pesquisas desenvolvidas nesta linha buscam repensar e criar fundamentos que dialoguem com as bases estruturalista e de economia para que se crie uma estratégia coletiva de desenvolvimento. A abordagem da linha de pesquisa remete para a interdependência da saúde com aspectos econômicos e políticos geradores de desenvolvimento, lembrando que a interdisciplinaridade e as várias vertentes de pensamento são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e responsável. A compreensão de que as condições de saúde e qualidade de vida dependem de aspectos mais globais e vice-versa, também é tema das pesquisas desenvolvidas dentro da linha de pesquisa. Ao repensar a saúde do trabalhador, idosos, estudantes e outros grupos sociais se verifica como diferentes fatores podem estar associados à condição de saúde e doença e como diferentes atores econômicos, sociais e políticos podem estar conexos a estas condições. Já a qualidade de vida é decorrente de uma construção subjetiva e multidimensional, influenciada por diversos fatores e tem sido apontada como uma categoria analítica central para promover abordagens integradoras e interdisciplinares. A qualidade de vida é adotada como sinônimo de saúde, condições de vida e de trabalho, bem-estar físico e emocional, entretanto, diversas áreas do conhecimento abordam de forma diferente este construto. Portanto, é necessário a ampliação dos espectros de análise e de estudos para compreender as múltiplas conexões relacionadas as dimensões da qualidade de vida.

Linha de Pesquisa 3 – Sociedade, Cidadania e Segurança

A noção de desenvolvimento nesta linha de pesquisa é analisada à luz dos conceitos de cidadania e segurança. Compreende-se a cidadania como conceito que expressa a pertença do indivíduo à sociedade, sendo esta a expressão da organização humana que dá origem ao Estado. O Estado deve garantir ao indivíduo as possibilidades de exercício pleno de sua cidadania, na medida em que lhe assegura os direitos fundamentais previsto sumariamente na declaração universal dos direitos humanos sob o aspecto individual e coletivo. Nesta perspectiva, a segurança é compreendida como um constructo de atividades orientadas à cultura de paz e proteção do cidadão, as quais, são objeto de investigação nesta linha de pesquisa sob múltiplas perspectivas, especialmente a da sustentabilidade. A natureza complexa da problemática exige abordagem interdisciplinar, destacando-se abordagens e interfaces a partir dos campos do Direito, da Filosofia, da Sociologia, da Educação e da Administração. Nesse sentido, diferentes Órgãos, Instituições e Empresas constituem-se em campo fértil de investigação, na medida em que são responsáveis por oferecer estímulos ativos para que os cidadãos possam conviver em harmonia, trabalhar, produzir e se divertir, livres de riscos a que possam estar expostos. Norteiam essa linha de pesquisa os princípios de Dignidade da Pessoa Humana, da Aproximação e Participação Comunitária, da Legalidade, da Moralidade, da Preparação Profissional, do Pluralismo Organizacional, da Separação de Poderes, do Uso Progressivo da Força, da Transparência, da Responsabilidade, do Emprego da Inteligência à Prevenção do Risco e da Paz Social.

Disciplinas de créditos obrigatórios básicos

Disciplina Créditos
Fundamentos do Trabalho Científico 1.5
Metodologia da Pesquisa 1.5
Teorias e Processos do Desenvolvimento 3
Interdisciplinaridade no ensino e na pesquisa 3
Ciência e Sociedade 3
Dissertação 3
Seminários Integrados de Pesquisa 3
Total 18

Disciplinas de créditos obrigatórios por Linha de Pesquisa

Linha de Pesquisa 1 – Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade

Disciplina Créditos
Desenvolvimento Rural e Sociedade 3
Inovação e empreendedorismo 3
Total 6

Linha de Pesquisa 2 – Qualidade de Vida e Desenvolvimento

Disciplina Créditos
Qualidade de Vida na Sociedade e no Trabalho 3
Saúde, Sociedade e Desenvolvimento 3
Total 6

Linha de Pesquisa 3 – Sociedade, Cidadania e Segurança

Disciplina Créditos
Doutrina, Legislação e atividade de inteligência e de segurança pública 3
Sociedade, Sustentabilidade e Direitos Sociais 3
Total 6

Disciplinas de créditos optativos *

Disciplina Créditos
Metodologia do ensino superior 3
Métodos Qualitativos 3
Métodos Quantitativos 3
Tópicos Especiais em Gestão do Conhecimento 3
Tópicos Especiais nos Estudos das Organizações 3
Total de créditos das disciplinas optativas por aluno: 6

*podem ser ofertadas outras disciplinas optativas



VOLTAR >Quero Estudar

Quero Estudar