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//Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade

Apresentação

Fundado em 2015, o Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade foca a sua atenção em três dimensões: Desenvolvimento, Sociedade e Educação. Os estudos e pesquisas nesta área vinculam-se à diretrizes da corrente interdisciplinar das ciências, na certeza de que a interdisciplinaridade promove interações entre diferentes saberes que possibilitam a construção do conhecimento, resultando no aperfeiçoamento de métodos, leis e aplicações práticas na resolução de problemas relacionados com o desenvolvimento.

A natureza do estudo interdisciplinar sugere mais dúvidas do que certezas e, portanto, contesta mais do que apresenta soluções; contudo, espera-se que os estudos e pesquisas da área de concentração proposta neste programa de mestrado contribuam com soluções mais abrangentes e efetivas às questões que envolvem desenvolvimento e sociedade, particularmente nos temas das suas duas linhas de pesquisas: Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade; e, Desenvolvimento, Sociedade e Educação.

OBJETIVOS

O movimento interdisciplinar das ciências, em contrapartida à tradicional fragmentação do conhecimento em disciplinas ou áreas isoladas, procura integrar diferentes saberes, na certeza de que a conexão entre eles terá relevante papel na construção e renovação do conhecimento. O movimento interdisciplinar cresceu e consolidou-se como uma nova área do conhecimento e, desde então, tem promovido trocas de métodos, princípios e proposições teóricas de uma para outra área, em direção a sínteses e aplicações práticas comuns na análise de fatos e fenômenos da natureza em geral e na resolução de problemas. Em certas áreas, o conhecimento concentra-se nelas mesmas, em outras, no entanto, o intercâmbio de saberes é decisivo para o aprimoramento do conhecimento. Este é o caso, por exemplo, das ciências humanas e da educação, que experimentaram nos anos de 1980 profundas discussões em torno na interdisciplinaridade, resultando no avanço significativo do conhecimento em diferentes áreas.

A visão interdisciplinar na análise dos fenômenos relacionados ao desenvolvimento em geral e, particularmente, no desenvolvimento regional, constitui uma exigência metodológica. A proposta de criação do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade insere-se neste contexto cuja visão multi ou interdisciplinar é essencial, imprescindível para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, pois certos fenômenos ou problemas merecem atenção abrangente envolvendo, em seu estudo, distintas áreas.

Isto posto, o objetivo central do programa de mestrado pode ser assim explicitado:

Formação de profissionais com visão interdisciplinar e elevado nível acadêmico, comprometidos com o desenvolvimento sustentável e com a qualidade da vida humana individual e coletiva, para atuarem, tanto no desempenho de funções diretivas em organizações públicas e privadas, como também no ensino e pesquisa em instituições educacionais.

Perfil do profissional a ser formado

Considerando a natureza interdisciplinar no estudo relacionado com o desenvolvimento regional, o perfil dos profissionais formados no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade engloba as seguintes características:

  1. a) Competência para realizar estudos, pesquisas e propostas de ações voltadas para o desenvolvimento social e econômico, preponderantemente, na região do Vale do Rio do Peixe.
  2. b) Capacidade de identificar e analisar problemas decorrentes do desenvolvimento.
  3. c) Competência para a docência, tanto na educação básica quanto no ensino superior, fundamentados na concepção interdisciplinar das ciências, para o desenvolvimento de estudos e pesquisas nas áreas de abrangência do Programa.
  4. d) Competência executiva para o exercício de funções diretivas e consultivas para atuar em instituições da sociedade civil, públicas ou privadas, partícipes do processo de desenvolvimento catarinense.
  5. e) Competência empreendedora com visão interdisciplinar e mestre comprometido com a problemática do desenvolvimento socioeconômico da região;

f) Competência para formar e liderar grupos e/ou equipes de trabalho para elaborar e implementar programas e projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.



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